Iogurte, Saúde

10 Motivos para consumir iogurte



Se o sabor era a principal razão para você consumi-lo, saiba que o pequeno potinho guarda grandes vantagens para o organismo, que vão do alto teor de vitaminas e minerais à melhora da digestão.

Por Daniel Navas – Revista Pense Leve – nº263/ junho 2014

1.  Auxilia o funcionamento intestinal

As versões sem adição de açúcar e conservantes são ótimas fontes de probióticos, bactérias que atuam no organismo por meio da fermentação de alguns tipos de carboidratos. O processo leva à formação dos chamados ácidos graxos de cadeia curta, que por sua vez, são fontes de energia para células do intestino, melhorando o funcionamento do órgão.

2. Ajuda na Digestão

Essas mesmas bactérias que melhoram o trânsito intestinal também auxiliam no processo de digestão. Estudos sugerem que a ingestão regular de alimentos probióticos faz com que as bactérias aumentem sua capacidade em digerir carboidratos. Mais um motivo para investir nas versões sem açúcar e sem conservantes.

3. É boa fonte proteica

O iogurte desnatado leva vantagem quando comparado a versão integral. Um pote de 170 gramas do primeiro possui 11% da ingestão diária recomenda de proteínas. Já a mesma quantidade do integral tem 8%. Apostar em alimentos que contém esse macronutriente é importante, porque ele auxilia na formação dos músculos, do sangue, da pele e dos órgãos vitais.

4.Combate gordura e contribui para a perda de peso

Alguns estudos têm indicado que uma dieta com restrição de energia e rica em cálcio leva a uma maior redução de gordura corporal, principalmente na região abdominal, assim, os iogurtes desnatados e sem adição de açúcares são os mais indicados.

5. Reduz o risco de câncer

Mais uma vez o cálcio é o responsável pelo benefício. O  mineral consegue neutralizar os efeitos dos compostos nocivos presentes no sistema digestivo, diminuindo a proliferação de células cancerígenas, principalmente no aparelho gastrointestinal.

6. Deixa a pele mais bonita

Por ser rico em vitaminas e minerais que ajudam o bom funcionamento do corpo; apresentar proteínas responsáveis pela formação das estruturas celulares e probióticos que melhoram a função intestinal e absorção desses nutrientes, o iogurte favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.

7. Possui mais cálcio que o leite

Mais um ponto para o iogurte! Elemento essencial para a saúde dos ossos e na contração muscular, um pote de 170g da versão desnatada apresenta 33% da ingestão diária recomendada desse mineral, enquanto 200 mililitros de leite integral apresentam 24%.

8. Tem baixo teor de lactose

Graças ao processo de fermentação, a quantidade de lactose do iogurte é reduzida. Isso faz com que o alimento seja considerado uma ótima opção para indivíduos que apresentam baixo grau de intolerância à lactose – açúcar normalmente presente no leite.

9. Melhora o sistema imunológico

O iogurte é uma ótima fonte de zinco, mineral importante para manter o sistema imunológico em dia! Afinal, a deficiência desse nutriente pode levar a um número reduzido de linfócitos – células de defesa do organismo -, o que diminui a eficácia da resposta do corpo a agentes patogênicos, ou seja, micro-organismos causadores de doenças.

10. É fonte de vitaminas e minerais

Além das proteínas, o iogurte é rico em vitaminas do complexo B, que estão diretamente ligadas à produção de energia. E mais: a opção integral ainda contém vitaminas, A, E e K, que são lipossolúveis, ou seja, dependem de gordura para serem absorvidas. E não para por aí: o alimento também é rico em manganês, fósforo, zinco e potássio, minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Tags: , ,

Comentários Facebook

Nenhum comentário ainda.

Adicionar sua resposta