Bem-estar, Receitas, Saúde

Sucos Detox



Confira a importância da desintoxicação alimentar e algumas dicas de sucos que podem te ajudar neste processo.

A alimentação é a fonte de energia para o organismo. É ela que possibilita a realização de reações orgânicas básicas para a sobrevivência, entretanto, pode se tornar um fator de risco que não é bem administrada.

O exagero no consumo de determinados alimentos pode ocasionar o acúmulo de substâncias químicas danosas ao corpo. O excesso dos denominados xenobióticos (compostos estranhos a um dado organismo), presente em alimentos ricos em açúcar refinado, gorduras, produtos industrializados – enlatados em especial, entre outros, ocasionam um acúmulo de substâncias as quais o corpo não consegue eliminar em virtude do seu volume, o que gera o comprometimento de órgãos como o fígado e de atividades fisiológicas cuja função é realizar a excreção dos elementos estranhos e nocivos ao corpo.

As consequências de um corpo intoxicado podem se manifestar de diversas formas, que vão desde a desregramento intestinal até a sensação de cansaço, dores de cabeças e dores musculares sem causa aparente, inchaços, cravos, espinhas; pode também propiciar o desenvolvimento da obesidade, bem como comprometer psicologicamente a vida de um indivíduo, já que a intoxicação alimentar pode também favorecer a manifestação da depressão, da irritabilidade e da hiperatividade.

O quadro de intoxicação, todavia, pode ser revertido por meio da adoção de uma reeducação alimentar e da inclusão de outros alimentos que favoreçam a eliminação das substâncias tóxicas.

Abaixo você encontrará algumas dicas de sucos importantíssimos no processo da desintoxicação. São os denominados “Sucos Detox”.

Uma das formas de eliminação de toxinas desnecessárias para o corpo é pelas fezes. Quando o corpo está intoxicado, o intestino, geralmente, não funciona muito bem. Por isso, de início, é indicado a preparação de um suco que vise a regulação intestinal.

Suco para ativar o funcionamento do intestino

Você vai precisar de:

- Aproximadamente 5 ameixas secas;

- Sucos de 1 laranja e de 1 limão;

- Uma fatia de um mamão (de pequeno a médio); e

- Um pouco de água (a quantidade pode variar de acordo com a necessidade  - caso não queira adicionar água, pode incluir mais suco de laranja e limão).

Junte todos os ingredientes e os bata no liquidificador.

Obs. Não adicione açúcar.

O rendimento é variável, mas o ideal é que o suco seja consumido em um curto espaço de tempo, para que não perca suas qualidades nutricionais.

Caso esteja sofrendo com inchaços provocados pela retenção de líquidos, pode optar por um suco diurético.

Suco diurético

Você vai precisar de:

- 1 talo de aipo (não retire as folhas)

- 2 fatias de melancia

Caso queira um maior rendimento, dobre as porções.

Bata no liquidificador. O ideal é que você não peneire o suco.

Agora se você estiver se sentindo muito cansado e contraindo gripes com maior frequência, adote sucos que aumentem a imunidade do organismo, bem como os que possuem valor energético.

Suco para reforçar as defesas do corpo

Você vai precisar de:

- 1 laranja (se estiver com pouco suco é só adicionar mais uma);

- 1 limão;

-  2 maçãs e um pouco de manjericão (ao natural).

É só bater tudo no liquidificador.

Suco para ativar as energias

Você vai precisar de:

- 2 laranjas;

- 1 limão (você pode adicionar pequenos pedaços da casca no triturador ou utilizar o ralador, apesar de amargar um pouco, a casca possui mais vitaminas que a fruta em si).

- Uma pequena porção de gengibre;

- 4 cenouras (de pequenas a médias).

Lembre-se de evitar a adição de açúcar e adoçantes. Quando o suco estiver muito espesso, você pode optar pela adição de mais alguma fruta rica em líquido ou mesmo adicionar um pouco de água ou água de coco quando combinar.

Agora que você já tem as receitas, é só começar a limpar o seu organismo!

Créditos: http://www.saredrogarias.com.br/

Tags: , , ,

Comentários Facebook

Uma resposta para “Sucos Detox”

  1. Em maio 5, 2015 às 8:23 pm Julia respondido com... #

    Boa dica esta Ana! E obrigada pela que me deste le1 no blog, tenho mesmo que exenrimeptar passar o compressor aqui no porte1til. Eu que criticava o meu marido que quer use1-lo em tudo e mais alguma coisa em casa, nem que para isso haja uma nuvem de pf3 a pairar sobre as nossas cabee7as, essa para limpar parece-me bem !! Beijinhos ;o) Um dia destes compro uma iogurteira !

Adicionar sua resposta